“A política na Legião de Maria.”

Esse mês vieram perguntas da algumas cidades do interior e também de um outro Senatus, sobre política na Legião e sobre candidatos legionários.
Vamos esclarecer o que nos diz o Manual no Capítulo 39, item 12, página 290: Não há política dentro da Legião.
"Nenhum centro legionário permitirá que a sua influência e os locais à sua disposição sejam utilizados para fins políticos ou a favor de algum partido político"

1 - O que significa essa diretriz do apostolado legionário?

a) Não há política dentro da Legião: essa expressão significa que não é permitido dar nossa opinião política, seja ela partidária ou sobre algum candidato específico, nas reuniões legionárias, sejam elas de praesidium, de Conselho, de Senatus, de correspondente ou qualquer outra.
b) .. que a sua influência: significa que a Legião de Maria não poderá influenciar na propaganda política de um candidato ou de um partido político. A política não pode interferir nas atitudes do legionário enquanto estiver numa reunião ou no exercício de qualquer trabalho ou atividade legionária.
c) os locais: nunca se pode utilizar um espaço da Legião de Maria para fins políticos ou a favor de um candidato ou partido.

2 - O legionário pode se candidatar?

Pode, e às vezes, se ele se tiver vocação política, até deve, para infundir seus princípios cristãos na política.

3 - Como fica a propaganda política de um legionário candidato?

Nem ele, nem seus companheiros da Legião, podem informar sua candidatura nas reuniões da Legião. Ele e outros legionário, podem, terminada uma reunião, informar (não fazer propaganda, apenas informar) individualmente, sem pedir voto, que tal legionário é candidato. O legionário, candidato ou político, deve separar, - se - pa - rar -, completamente suas atividades políticas das atividades legionárias. A melhor propaganda de um candidato, seja ou não legionário, é a sua vida, suas atividades, sua maneira de ser.

4 - Se um legionário for eleito para um cargo político, pode continuar na Legião e continuar ocupando um cargo no Conselho?

Se ele quiser e puder, pode e deve continuar na Legião de Maria. Quanto a continuar ocupando um cargo no conselho, é aconselhável (não obrigatório) que ele renuncie ao cargo. Se ele quiser continuar, se tiver o tempo disponível que um Conselho exige, deverá separar completamente suas convicções políticas das suas atividades legionárias e não deixar que seu cargo político interfira, influencie ou beneficie as atividades legionárias. E isso é dificílimo, portanto é melhor renunciar.

5 - Qual a vantagem dessa diretriz da Legião de Maria

Não ficar devendo favores a nenhum político, mesmo legionário, e portanto ser livre nos seus pronunciamentos e nas suas atitudes.
Voltar <<<
'